Temos o segundo livro da nossa jornada mundial. Com um país de língua portuguesa! Angola! Que prazer poder ler um livro angolano, ainda mais sendo o de Pepetela, "Mayombe".
Eu possuía algumas opções para esse país em específico, tendo em vista ser da mesma língua que a nossa. Tive problema com a entrega dele aqui nos Estados Unidos, me enviaram o livro errado duas vezes... mas no fim deu certo.
Por curiosidade, descobri que o livro também estava (ou ainda é? Não sei) requisitado como leitura para o vestibular da USP.
Mayombe, o título do livro, é uma densa floresta que existe na África, cobrindo 4 países: Gabão, República Democrática do Congo, República do Congo e Angola. Na época em que o autor escreveu (1970/71), o movimento de diferentes tribos e desavenças era muito forte. O próprio autor era um guerrilheiro do Movimento Popular para Libertação da Angola.
A história conta um pouco da vivência da guerrilha, em que os guerrilheiros vivem na floresta de Mayombe e em situação precária. Temos os guerrilheiros como personagens principais (Sem Medo, que é o comandante, e o Comissário). O autor Pepetela disse já em entrevistas que os personagens não têm relação com pessoas reais da guerrilha enquanto ele participava. Vale frisar que Angola só se tornou um país independente em 1975.
A história é interessante e emocionante, não quero contar detalhes porque não gosto de spoiler, rs, pelo menos por agora.
O próximo livro seria de San Marino, mas, infelizmente, a única opção é em italiano (inclusive já tenho o livro em versão física aqui comigo), mas vai ficar para uma próxima, hein? Preguiça de traduzir página por página no tradutor.
Em breve divulgo o próximo país!
Data da publicação para acompanhamento: 23 de setembro de 2025.